Top Cliques Geral
106
08-08-2019 18:08:44
As consequências para a política de decisões de grande impacto. A aprovação da previdência, de um eventual pacote anticrime e a postura do Supremo anulando a decisão de uma juíza de transferir Lula da carceragem da PF em Curitiba demonstram como é relevante e essencial a existência de uma base política coesa e coordenada. A Lava Jato está levando uma freada de arrumação por parte do Legislativo e do STF. Moro continua a figura mais popular do País, mas com menos capacidade de transformar popularidade em operação política. E o governo está aprendendo, a duras penas, que sem se organizar eficazmente no Legislativo dificilmente será capaz de implementar qualquer agenda política relevante nos seus próprios interesses. Comentário 08/08/2019
Painel WW | Inscritos:
544.000 | Vídeos: 116
107
06-08-2019 00:08:20
O custo Brasil para exportadores de commodities como produtos agrícolas se compõe de infraestrutura precária, regulação confusa ou opressiva, carga tributária pesada e complexa, falta de investimento público e privado e dificuldade de acesso a crédito. Um evento reunindo representantes de vários setores do mundo das finanças e do agro negócio em São Paulo agora fala de mais um componente do custo Brasil: a imagem do País está se deteriorando e atingiu níveis negativos alarmantes quando o assunto é meio ambiente e agro negócio. Comentário 05/08/2019
Painel WW | Inscritos:
544.000 | Vídeos: 116
108
12-06-2019 00:06:00
A polêmica provocada pelo vazamento de diálogos do então Juiz Sérgio Moro, principal responsável da Justiça pela Operação Lava Jato e procuradores do Ministério Público Federal, especialmente Deltan Dallagnol, é o foco da próxima edição do ‘PainelWW’. William Waack recebe 3 especialistas em Direito, entre eles um jornalista.
Os ‘grampos’ realizados por hackers estão sendo publicados em uma série de reportagens iniciada no último domingo, dia 09 de junho, pelo site The Intercept Brasil, pelo jornalista americano e sócio do site, Glenn Greenwald. Os vazamentos tem dividido a opinião pública e partidos de oposição já tentam enquadrar o Ministro da Justiça no Congresso, assim como defendem a revisão do processo que envolve o ex-presidente Lula.
• JOSÉ EDUARDO FARIA
Professor titular e chefe do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da USP. Professor da Fundação Getúlio Vargas (Programa FGVLaw). Autor de “Justiça, Corrupção e Moralidade Pública”, que está sendo lançado pela Editora Perspectiva.
• REINALDO AZEVEDO
Jornalista com formação em Direito. Tem Blog no UOL, coluna na Folha de São Paulo e é comentarista na Band News FM e Rádio Bandeirantes.
• RUBENS GLEZER
Professor de Direito Constitucional da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e coordenador do Centro de Pesquisa “Supremo em Pauta”.
• Facebook: www.facebook.com/painelww
• Instagram: www.instagram.com/painel_ww
• Twitter: www.twitter.com/painelwwcerto
• Site oficial: www.painelww.com.br
Painel WW | Inscritos:
544.000 | Vídeos: 116
109
06-06-2019 00:06:00
William Waack recebe um filósofo, um especialista em administração pública e um cientista político para abrir a nova temporada do PainelWW. O foco dessa edição são as tentativas de amenizar os desencontros entre os três poderes, num sistema político descrito como falido.
Convidados:
• EDUARDO GRIN
É Doutor em Administração Pública e Governo e professor da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. Coordena o curso de pós-graduação \"Projetos Sociais e Políticas Públicas\" no Senac de São Paulo.
• LUIZ FELIPE PONDÉ
Filósofo e escritor, é formado pela USP com pós doutorado na Universidade de Tel Aviv, em Israel. Tem inúmeros livros publicados e é colunista da Folha de São Paulo.
• FERNANDO SCHÜLER
Professor do Insper, onde também é curador do Projeto “Fronteiras do Pensamento”. Tem doutorado em Filosofia e Mestrado em Ciências Políticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com Pós-Doutorado pela Columbia University, em NY. Assim como Pondé, também escreve para a Folha.
Especialmente nesta edição de abertura da nova temporada, o PainelWW será gravado no estúdio da redação do jornal O Estado de S. Paulo, no qual William Waack publica uma coluna semanal sempre às quintas-feiras. A última coluna, publicada em 30 de maio, abre a discussão para o programa desta semana.
• YouTube: www.youtube.com/painelww-williamwaack
• Facebook: www.facebook.com/painelww
• Instagram: www.instagram.com/painel_ww
• Twitter: www.twitter.com/painelwwcerto
• Site oficial: www.painelww.com.br
Painel WW | Inscritos:
544.000 | Vídeos: 116
110
08-09-2019 23:09:37
A tentativa de censura da Bienal do Rio foi travada pelo STF - o mesmo que já tentou censurar publicações. Insegurança jurídica é a grande característica da política brasileira atual, quando não se tem ideia de como tribunais nas várias instâncias vão decidir, e qual o papel final da nossa suprema corte. Comentário 08/09/2019
Painel WW | Inscritos:
544.000 | Vídeos: 116
111
19-08-2019 00:08:56
A PL do Abuso da Autoridade aprovada pela camara obriga Jair Bolsonaro a tomar decisões que tem o potencial de desagradar a todo mundo: a Lava Jato, que se acha acuada e cerceada pelos políticos, ao Legislativo, que encontrou forças e organização para peitar a Lava Jato, e também parte do STF, que tomou decisão considerada favorável a um dos filhos do presidente. Comentário 18/08/2019
Painel WW | Inscritos:
544.000 | Vídeos: 116
112
30-04-2019 00:04:00
Um breve relato do que pude registrar de questões relativas ao Meio Ambiente e à Agricultura durante participação em evento dentro do Agrishow de Ribeirão Preto, um dos maiores do mundo. O relato não esgota a questão, apenas tenta apresentar alguns dilemas para o setor e o governo, e a necessidade de enfrentar uma difícil batalha da comunicação nacional e internacional, nas quais o agro negócio está em desvantagem. Comentário 29/04/2019
Painel WW | Inscritos:
544.000 | Vídeos: 116
113
13-08-2019 20:08:18
O governo de Jair Bolsonaro tem movimentos contrários e contraditórios. Mesmo assim, tem conquistado algumas vitórias na área econômica, especialmente na privatização de algumas subsidiárias de estatais e na Reforma da Previdência, que agora está no Senado. Mais uma vez, William Waack discute temas como a volta disfarçada da CPMF e qual dos cinco projetos de Reforma Tributária irá vencer? Temas recorrentes ao Posto Ipiranga, Paulo Guedes.
O Painel WW volta a discutir Economia. Enquanto o presidente da República trava batalhas em diferentes frentes – meio ambiente, arte e cultura, medicamentos, religião etc. – e com as Agências Reguladoras (Ancine, Anvisa e outras), a equipe econômica tenta emplacar medidas que garantam as contas até o final do ano. Nesse sentido, tem encontrado eco no Congresso Nacional.
Da mesma maneira que ‘adotou’ a linha liberal na economia, que não era seu forte na época de parlamentar, Bolsonaro tem deixado passar temas com os quais não concordava, como o acordo Mercosul-União Europeia, embora prefira se alinhar aos Estados Unidos. Sem reação econômica, dependendo cada vez mais do agronegócio, as balas de prata de Paulo Guedes começam a ser questionadas.
Enquanto o governo americano já está em agenda eleitoral, assim como a vizinha Argentina, e o Brexit está prestes a acontecer, o Brasil tenta encontrar seu lugar ao sol e nas exportações em um mundo conturbado por conflitos de Trump com a China e em outras áreas delicadas, como o Irã.
Mas afinal, qual a AGENDA DO GOVERNO? Esse é o tema para o debate de William Waack com seus convidados, três economistas-chefes, dois em grandes instituições financeiras – e que já tiveram passagem pelo governo – e um de uma importante consultoria especializada na área do agronegócio.
• CARLOS KAWALL
Economista-chefe do Banco Safra. Foi Secretário do Tesouro Nacional
• LUIZ FERNANDO FIGUEIREDO
É sócio fundador da Mauá Capital. Foi diretor de Política Monetária do Banco Central
• SERGIO VALLE
Economista-chefe da MB Associados, consultoria com forte foco em Agronegócio
Painel WW | Inscritos:
544.000 | Vídeos: 116
114
02-08-2019 22:08:45
Duas decisões do STF tem enorme relevância para a luta contra a corrupção em especial e a política brasileira em geral. O material apreendido na ação da PF contra os hackers que invadiram mais de mil telefones, entre eles os de autoridades dos Três Poderes e expoentes da Lava Jato vai para o Supremo, que examinará se procuradores eventualmente mandaram investigar ministros da mais alta corte brasileira. E o Presidente do STF mandou parar inquéritos que faziam uso do compartilhamento de informações sigilosas como aquelas obtidas pela Receita Federal ou Coaf. É uma \"freada de arrumação\" contra a Lava Jato? Era necessária essa \"freada de arrumação\" dirigida sobretudo a figuras de proa na campanha anti corrupção? E como fica a política brasileira? Que decisões pode-se esperar do Supremo diante do ambiente criado com a publicação do material obtido de conversas privadas por estelionatários?
Os convidados que examinam essas questões são:
• FAUSTO DE SANCTIS
Desembargador do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, aqui em São Paulo. Doutor em Direito Penal pela USP, é especializado em legislação de combate ao crime de lavagem de dinheiro e de colarinho branco. Participou da Operação Satiagraha.
• FERNANDO ABRUCIO
Cientista Político com doutorado na USP, é professor e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. Atualmente, é Chefe do Departamento de Gestão Pública.
• OSCAR VILHENA
Diretor da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, leciona “Direito Constitucional”, “Direitos Humanos” e “Direito e Desenvolvimento”. Tem Mestrado em Direito pela Universidade de Columbia, em Nova York e Doutorado em Ciência Política pela USP. Foi Procurador do Estado em São Paulo.
Painel WW | Inscritos:
544.000 | Vídeos: 116
115
26-02-2019 00:02:00
Grupo de Lima adota postura comum que exclui intervenção militar na Venezuela, programa sanções mais duras, maior isolamento internacional e lenta asfixia da ditadura chavista. Comentário 25/02/2019
Painel WW | Inscritos:
544.000 | Vídeos: 116
116
01-08-2019 00:08:07
Nos EUA e no Brasil as decisões das respectivas autoridades monetárias de redução de taxas de juros tem sabor e significado históricos. Mas há nos dois países preocupações com o desempenho das respectivas economias -- e suas óbvias implicações políticas. Comentário 31/07/2019
Painel WW | Inscritos:
544.000 | Vídeos: 116